O que estudar para o ENEM

Na hora de escolher o que estudar para o ENEM muitas coisas passam pela nossa mente, mas saiba que existe um cronograma de estudo para cada tipo de pessoa.

Se no momento de estudar você se dá melhor com uma área ou disciplina, é normal tendermos a estudar essa disciplina em questão, porém é um grande erro.

Quando pensamos sobre o que estudar para o ENEM temos que colocar em pauta, duas coisas: primeiro, não devemos deixar nada de lado e segunda, o que temos mais dificuldade vem primeiro.

O que estudar para o ENEM

Como foi determinado acima, precisamos seguir as duas etapas para conseguir elaborar um bom cronograma de estudo, isso pode parecer complicado, mas é simples, vejamos um exemplo hipotético abaixo:

Exemplo: Um jovem que se relaciona muito bem com o mundo das exatas, está estudando para o ENEM, mas só se prontifica a estudar as matérias especificas que tem bom relacionamento.

No dia da prova esse jovem gabarita toda a área de exatas, mas não acerta uma da área de humanas, artes e conhecimentos gerais, tendo assim uma nota baixa.

Com base, nesse exemplo podemos notar que se o tempo desse jovem tivesse uma boa distribuição, isso não teria acontecido.

O que estudar para o ENEM – Cronograma

Para montar sua tabela ou ainda apenas um cronograma do que estudar, deve colocar em pauta qual das disciplinas possui mais dificuldades.

Por exemplo, se possui mais dificuldade com exatas, deve ser essa a matéria que vem primeiro no cronograma e depois o mundo de humanas, isso deve ocorrer porque não podemos nos englobar apenas sobre um assunto e sim sobre tudo que for possível.

Porém um erro muito usual entre os estudantes que estão procurando o que estudar para o ENEM, é o oposto do citado acima, ou seja, é quando o jovem decide não olhar aquilo que tem facilidade para estudar somente o que desconhece.

Além disso não estar totalmente errado, temos que pelo menos dar uma relida sobre conteúdos que dominamos, pois sempre podemos ter deixado passado algum assunto importante que envolva o tema.

Agora que vimos que todo assunto é importante, não importando se possui facilidade com aquela matéria ou não, devemos entender o que cada categoria exigida pelo ENEM demanda.

Veja abaixo uma lista das categorias e suas dependências:

  • Redação: nesta categoria temos que possuir um conhecimento em escrita, principalmente na produção de textos dissertativos;

  • Ciências Humanas e suas tecnologias: nesta categoria, temos quatro membros importantes, que são:

    • História;

    • Geografia;

    • Filosofia; e

    • Sociologia.

  • Ciências da natureza e suas tecnologias: engloba três participantes de grande importância, sendo eles:

    • Biologia;

    • Física; e

    • Química.

  • Linguagem códigos e suas tecnologias: nesta categoria os assuntos abordados são sempre referentes a norma culta da língua portuguesa atualizada e a língua estrangeira que escolher para a prova do ENEM (inglês e espanhol);

  • Matemática: dentro dessa categoria temos muitas ramificações da própria matemática, por isso é sempre bom dar uma atenção especial a essa matéria.

Agora que já saber como e o que estudar para o ENEM, bem como as matérias usuais e mais comuns, fique preparado para a prova e gabarite, sem erros e sem deixar de ver e rever algum ponto importante.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.