Inglês ou Espanhol: o que escolher no Enem?

O edital do Enem 2015 e você está pensando o que pode ser mais fácil para conseguir boa nota, se Inglês ou Espanhol. No Enem você pode escolher entre um ou outro, e deve fazer isso segundo o que mais conhece de cada idioma, não da facilidade que a prova pode lhe trazer.

Você sabe muito bem que o Espanhol é um idioma que tem muita semelhança com o Português, afinal os dois nasceram na Península Ibérica e desenvolveram-se paralelamente, com palavras que atendem bem às duas línguas e até mesmo uma certa similaridade em algumas pronúncias. O Inglês, por seu lado, é um idioma nórdico, totalmente diferente do Português, embora tenha também palavras vindas do Latim, a mesma mãe do nosso idioma, mas traz uma leve vantagem sobre o Espanhol: hoje o Inglês é praticamente a linguagem universal (universal, quando dizemos, somente em nosso planeta), conhecida por um grande número de pessoas em todos os países e servindo como canal de comunicação entre pessoas que não conhecem o idioma de interlocutores estrangeiros.

Saiba decidir que idioma escolher na prova do Enem

Se você tem facilidade com o Inglês, se já teve aulas com esse idioma, é claro e óbvia sua escolha. Existem pessoas que gostam de assistir séries americanas de TV simplesmente para ouvir e tentar entender o que os atores falam, sem precisar da legenda, ou mesmo ouvir música inglesa e norte-americana para praticar. É exatamente isso o que deve ser feito no aprendizado de um outro idioma.

Mas também existem pessoas que não tem muita facilidade para idiomas, ou até especificamente para o idioma Inglês. Se você é uma dessas pessoas, pense que o Espanhol é a melhor opção, e não só por ser meio aparentada com o Português, mas por ser mais prático estudar uma língua que tem similaridades na gramática e na grafia. Considere, no entanto, que o Espanhol tem características distintas do Português, não se deixe levar pela semelhança aparente.

A melhor maneira de fazer uma boa escolha na prova de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, em idioma, é perceber qual idioma faz mais a sua cabeça. De qualquer forma, uma das duas é preciso escolher, e só você pode decidir.

Lembre-se que não basta apenas responder

Se você já sabe como funciona a prova do Enem, deve ter em mente que não basta apenas ler a pergunta e responder uma das opções. O Enem exige interpretação e conhecimento do assunto, quer saber se você realmente entender o que lhe foi perguntado.

Nas provas de Inglês e Espanhol, tudo funciona do mesmo jeito: existe um texto que você precisa ler, entender, e explicar o que foi solicitado. Aliás, não um só: são vários. Afinal, trata-se de uma prova de idioma.

E não basta somente o idioma: alguma coisa vai ser perguntada sobre assuntos relacionados aos países que falam o idioma que você escolheu. Se cair alguma coisa na prova de Espanhol sobre a conquista da América, você saberá responder? Ou se, porventura, houve algum texto sobre os sistemas políticos adotados em algum desses países vizinhos que falam Espanhol, você saberia?

Qual é o papel que os Estados Unidos desempenha no mundo atual? Por que é que os norte-americanos se consideram os protetores do mundo livre, e de onde veio essa ideia?

Veja, são tantas as questões que você deve estudar, verificando principalmente a atualidade da situação dos países que falam os idiomas ou de sua história, que o menos importante é propriamente o idioma. Você vai acabar falando ou entendendo um deles, pense nisso.

E veja que, mais do que hoje, o futuro precisa de gente poliglota.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

3 Comments

  1. GUIBSON DE OLIVEIRA KRAUSE

    aprendendo hoje pra viver melhor amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.