Como fazer uma boa redação no Enem

Você já está praticando redação para se dar bem na prova do Enem? Sabe como fazer uma redação? Não fique pensando que basta ler alguns textos, ter algumas ideias excelentes para servirem como argumentos na redação que fizer e, quando chegar na hora de colocá-los no papel, misturar alhos com bugalhos e acabar colocando aquelas velhas e engraçadas colocações que fazem todo mundo rir.

Você quer fazer uma redação que lhe renda pontos no Enem ou quer aparecer nas redes sociais? Então, como já sabemos que sua resposta é o primeiro argumento, vamos tratar seriamente do assunto.

Uma boa redação precisa ter competências

Comece a treinar sobre alguns temas para ir se exercitando. A redação é um texto dissertativo-argumentativo, isto é, você precisa discorrer sobre um determinado assunto, tendo argumentos para defendê-lo e mostrar o seu ponto de vista sobre o assunto. Não é o ponto de vista que vai lhe dar os pontos necessários, é sua maneira de apresentá-lo.

Para se fazer uma redação, é preciso criar uma introdução, onde você coloca a ideia que irá defender, passar para o desenvolvimento, onde você expõe os seus argumentos de forma lógica e ordenada, e chegar a uma conclusão, que deve ser coerente com os argumentos apresentados. A articulação de ideias, a interpretação de informações, a seleção dos argumentos devem estar sempre ligadas ao tema proposto, onde você deverá ser claro, objetivo e lógico.

E deve mostrar também o domínio do idioma português, é claro. Sem gírias, sem palavras de baixo calão e sem erros de ortografia e gramática.

A leitura como aliada da redação

Todos os professores e todos os grandes autores dizem que quanto mais se lê, mais se conhece a estrutura do idioma e mais se consegue utilizar os mecanismos linguísticos para facilitar a escrita. Verdade. Quando mais lemos, mais temos condições de escrever bem.

Quanto mais lemos, mais elementos temos também para nos ajudar a argumentar quando escrevemos. O domínio do assunto é quem vai ajudar você na conclusão de seu raciocínio, exposto durante a introdução e o desenvolvimento de sua redação.

Para se preparar bem para a prova de redação do Enem 2015, comece a rever os temas anteriores e comece a escrever sobre eles. Mas não deixe isso engavetado. Mostre para seus familiares, peça a opinião de amigos, sem vergonha nenhuma: as opiniões são importantes para que você possa se direcionar melhor, encontrar o melhor caminho para sua exposição de ideias.

Você vai receber críticas quando estiver escrevendo e, sejamos claros, quanto mais críticas melhor. Quando recebemos bem as críticas, conseguimos perceber onde erramos e aprendemos com elas. Ou você acha que Machado de Assis começou escrevendo e tendo sucesso? Quanto tempo foi a preparação que ele teve para escrever as melhores obras da literatura nacional?

Como se preparar para a prova de redação do Enem

Sua preparação para a prova de redação do Enem, além de seu treinamento com sua própria escrita e suas próprias e originais ideias, podem ter um bom auxiliar nas redações anteriores do Enem.

Não nos temas, vamos ser mais claros, mas nas próprias redações: procure na internet as redações que tiveram a nota máxima nos exames anteriores do Enem e siga o modelo que elas apresentam. Note como utilizaram a introdução, o desenvolvimento e a conclusão e espelhe-se nessas redações. Faça as suas próprias seguindo o modelo e veja como melhora a sua maneira de desenvolver e arrumar as ideias para uma boa conclusão, com texto sem erros e sem desvios.

Conclusão

Nas suas próximas pesquisas sobre redação, verificando os temas já propostos, escreva sobre eles e compare com as melhores redações sobre os mesmos temas que outros alunos fizeram.

Veja o que falta para você chegar lá. Essa é a melhor maneira de aprender a escrever como os melhores.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

2 Comments

  1. obrigado por compartilhar essas dicas, são muito importantes para que está buscando conhecimento

    • É um prazer imenso saber que nos estamos ajudando cada vez mais alunos interessados em garantir uma boa nota no Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.