A leitura que ajuda na escrita de uma redação

Quando precisamos escrever é comum escutarmos para treinarmos, porém de nada adianta realizar vários treinamentos se não possuir vocabulário expandido e conhecimento geral para podermos escrever sobre qualquer tema.

Precisamos de conhecimento desde conteúdos mais remotos até dos mais antigos, para que nenhum tema nos surpreenda, isso é importante para ficarmos preparados para abordar qualquer conteúdo e ainda mostrarmos vocabulário rico em conhecimento.

Tudo isso citado acima pode parecer uma coisa louca e até mesmo difícil de se fazer, no entanto isso é muito errado de se pensar uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de várias formas e são mais simples do que pode pensar.

Aqui vamos te ajudar a melhorar sua redação tanto em conteúdo como e gramatica com pequenas leituras que é fácil de se encontrar e qualquer um pode ter acesso, seja pela internet ou ainda pela biblioteca da escola ou ainda famosa biblioteca municipal que existe na maioria das cidades do Brasil.

O primeiro passo para melhorar sua escrita para uma redação é saber o que ler, como foi dito anteriormente todo tipo de conhecimento é importante, desde os temas mais novos aos mais antigos, assim vamos usar uma vertente cronológica para te indicar leitura.

Primeiro: busque livros históricos. Quando procuramos por conhecimento nada é mais esclarecedor do que a história em si, e assim estamos apreendendo sobre possíveis fundamentos a ser utilizado e ainda aumentando o vocabulário com termos mais precisos e ainda considerados coloquiais (isso dependendo do período da história que estudará).

Não devemos achar que é inútil, pois em uma redação quando colocado um ponto histórico para ilustrar um ponto de vista é observado seu conhecimento no tema atual, bem como a sua clareza aos acontecimentos passados. Esses livros são facilmente encontrados em qualquer biblioteca, seja na da escola ou na municipal.

Segundo: termos científicos. Não é de hoje que sabemos que existe milhões de termos que não é de nosso conhecimento, são esses termos específicos de uma área de atuação, de uma profissão em si.

Por isso é importante a busca e entendimento desses termos, porém só conseguimos esse conhecimento com a leitura de artigos, revistas e ou conteúdo específicos, esses artigos sãos facilmente achados na internet e as revistas nas bibliotecas municipais. Sempre que for no médico ou ainda no dentista, pegue aquela revista chata que parece não ter nada de interessante, leia e anote tudo que não conhecer, isso lhe dará conhecimento atual sobre vários temas.

Terceiro: livros dos demais gêneros. Agora que sabe como conseguir conhecimento antigo e atual especifico é importante saber como aumentar sua grade de vocabulário e para isso todas leituras de livros dos escritores nacionais brasileiros e ou portugueses ajudam.

Vamos desde os mais pedidos nos vestibulares ao que são mais para puro divertimento, veja uma lista de livros mais pedidos nos vestibulares:

  • O tempo e o vento – Erico Verissimo;

  • Vidas Secas – Graciliano Ramos;

  • Memorias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;

  • Macunaíma – Mario de Andrade;

  • Os sertões – Euclides Cunha;

  • Capitães de Areia e Iracema – José de Alencar;

  • Os lusíadas – Luís de Camões;

  • O cortiço – Aluísio de Azevedo;

  • Dom Casmurro – Machado de Assis; e

  • A moreninha – Joaquim Manuel Macedo.

Nesses 10 livros abordados acima é comum apenas uma coisa o excelente português, muitas vezes coloquiais e ainda escrito de forma mais formal o que faz com que nosso vocabulário aumente de uma forma magnifica. Porém, não podemos deixar de falar que qualquer leitura é bem-vinda, desde que possua um bom português.

E quarta: é a última dica, porém não menos importante, aqui buscaremos temas gerais de conhecimento atual. Nesta fase temos que buscar por conhecimento de leis, novas mudanças ortográfica, artigos com temas variados não necessariamente específicos, e etc., tudo que aumente o conhecimento geral sobre temas variados.

Depois de selecionar tudo o que precisa ler é necessário que faça um cronograma de como vai cumprir a meta das leituras, estipulando meta como o citado anterior é um jeito pratico de cumprir com o que precisa, quando escolher os livros, artigos e ou revistas sempre tenha em mente um local tranquilo para se ler, isso é fundamental para sua total compreensão.

Lembre-se de ser preciso em sua dissertação, faça um rascunho para sempre buscar melhor formas de escrever, seja direto, não deixes partes do texto sem ser discutido, leia o que escreveu em voz alta (isso te ajudará na cognição e a perceber erros que passariam sem notação), use de textos mais descritivos, porem tenha sempre uma ressalva com esse lembrando que esse meio de escrever é sempre mais difícil, seja claro com o que quer e no final sempre releia para ter certeza de tudo o que disse.

Boa sorte nessa jornada difícil, porem de grande recompensa cultural, gramatical e de crescimento pessoal.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.