Como fazer um bom desenvolvimento na redação?

É normal que muitas pessoas se confundam o momento do desenvolvimento na redação, então vamos colocar:

Introdução + Desenvolvimento + Conclusão

A introdução é apenas a apresentação do tema, enquanto o desenvolvimento é quase todo o conteúdo proposto que desenvolvera o texto, e é onde colocará tudo o que deseja provar ou ainda onde conquistara o público.

Muitas pessoas cometem um erro básico no decorrer do desenvolvimento, que é criar uma ligação infame entre a introdução e o desenvolvimento, é importante lembrar que o desenvolvimento não pode perder seu sentido sem a apresentação da introdução.

No texto dissertativo o desenvolvimento é muito importante, lembrando que é nessa parte onde deverá convencer o leitor sobre seu ponto de vista, usando dos argumentos disponíveis.

Todo o pensamento que foi formado deverá ser colocado nesse momento, devendo ser conciso, regular, verídico e decisivo. Os argumentos devem ser bem pensados e usados de forma certa, por isso é interessante saber os tipos de argumentos que a língua portuguesa possui, que são:

  • Argumento de autoridade: esse tipo de argumento é o mais utilizado, que são citações de escritores importantes sobre o tema que estiver tratando;

  • Argumento por ilustração: poucas pessoas usam, mas é de grande auxilio no nervosismo, afinal esse é o meio de argumentar usando a realidade da pessoa ou ainda que a mesma conheça, melhor explicando é o argumento com exemplos da realidade;

  • Argumento do pensamento lógico: é baseado na relação de causa e consequência;

  • Argumento da prova concreta: é argumentado por meio de lei, índices, fatos de conhecimento geral e tudo mais que seja provado; e

  • Argumentação de competência linguística: usar a língua culta, mostrando que domina o uso da competência linguística.

Vendo isso consideramos que a argumentação do tema que lhe foi proposto é a parte mais importante de todo o texto, uma vez que é esse ponto determinante que fará o leitor decidir por seu objetivo ou não.

Não use e abuse de palavras conectoras para dar entendimento ao seu texto, sempre lembre que ele precisa ter um engajamento sozinho por parágrafo, e não depender de todo o conteúdo para que haja o raciocínio final.

No entanto é importante também ter uma continuidade conectada e não apenas jogar ideias no papel para ver o que dá, isso não funciona e deixa o texto inciso e sem ligação, não dando a ideia de texto e sim de lista. Como podemos ver no exemplo a seguir:

Tema: “As brigas nos estádios de futebol

Exemplo 1: “As brigas são desnecessárias. Causadas por desentendimento. As mortes aumentam. As visitas de crianças diminuem. Diminui o índice de visita aos estádios”.

Exemplo 2: “As brigas são desnecessárias, vendo que são geradas por desentendimentos durante o jogo que tem como resultado o aumento de mortes, com isso as visitas de crianças diminuem pelo medo dos pais, havendo também uma diminuição no índice de visita aos estádios como um todo”.

Ao observar o exemplo acima é notável como o exemplo 1, fica sem entendimento e somente é um monte de ideias jogadas, sem o uso de argumentação de forma legitima, enquanto o exemplo 2 existe uma ligação no parágrafo dando o entendimento necessário para que as pessoas possam entender e até mesmo concordar ou não, aqui é notável o uso do argumento da prova concreta.

Para que exista um bom desenvolvimento é necessário que haja dois argumentos no mínimo, usando de 15 a 20 linhas, divididas em três parágrafos.

Com essa distribuição você já estará criando um bom desenvolvimento, lembrando que pode haver mais argumentos, no entanto não é indicado o uso repetitivo dos argumentos para que não fique um texto redundante, onde você apenas repete o que já foi dito no parágrafo anterior.

Última dica para criar seu desenvolvimento, lembre-se de sustentar o que disse na introdução, cada ponto abancado dever ser trazido à tona e dessa forma argumentado.

Por fim, lembre-se de que todo o texto dissertativo precisa ter uma boa organização e não ser apenas um texto onde se joga ideias, estruturado como se pede na língua portuguesa e não menos importante é não possuir erros gramaticais e de concordância, ou melhor não haver erros de português.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.