Como fazer uma boa introdução na redação?

A redação é de longe um dos principais pontos de várias provas de vestibular, concursos e até mesmo do tão famigerado ENEM. Por isso, que devemos saber com maestria como iniciar esse texto que muitas pessoas possuem tanta dificuldade, porém existe alguns truques de como iniciar de uma forma adequada e sem problemas.

Vamos primeiramente lembrar como que é composto uma redação, lembrando que a redação é um texto dissertativo argumentativo, onde terá que defender uma ideia e formar a opinião do leitor.

A redação terá que conter três partes essenciais:

Introdução + Desenvolvimento + Conclusão

Neste artigo iremos trabalhar apenas a introdução da redação, pois é nesta parte que os leitores se decidem se continuará ou não com a leitura, e é aqui onde muitas pessoas erram na hora de iniciar a redação.

A introdução deve ser breve e sucinta, lembrando de apontar o tema abordado, mostrando ao corretor de sua redação que você soube entender o tema e assim desenvolve-lo.

Quando vamos introduzir um tema, ela deve ser clara e objetiva, apresentando o tema apenas, vejamos:

Tema: “A violência nos estádios de futebol”.

Introdução 1: “Os jogos de futebol são passatempos de muitas pessoas, porém o que vem causando muita dor de cabeça em alguns profissionais que atuam no local ou até mesmo de outros telespectadores dos estádios são o grande aumento da violência”.

Introdução 2: “Os jogos de futebol em estádios é um passatempo muito comum, porém que vem diminuindo gradativamente pela violência gerada no mesmo”.

Nas duas introduções acima, muitas pessoas optariam pela primeira, porém devemos lembrar que na introdução não poderá haver desenvolvimento do tema. Na introdução 1 é notório que há uma pequena explicação do assunto, invadindo o segundo tópico da redação que é o desenvolvimento.

Portanto, o primeiro passo para fazer uma boa introdução na redação é entender o tema e identifica-lo, lembrando que todo o texto a seguir se embasará na introdução, defendendo sua ideia sobre as primeiras linhas da redação, que é a introdução.

A introdução não deve ser longa, podendo ter somente o que bastar para apresentar o tema com entendimento sem fugir do assunto, se lembre, se o tema for cachorro não fale de girafas, se atenha ao que é pedido.

Um erro muito cometido entre os estudantes é começar o texto com palavras de desenvolvimento, lembre-se que na introdução você irá colocar o tema, então as pessoas figurativamente não sabem do que se trata, por isso evite iniciar a introdução com as seguintes palavras:

  • Com isso: é usado para dar um entendimento sobre algo que já foi dito;

  • Portanto: somente é usado na conclusão;

  • Entretanto: é usado no mesmo sentido do ‘com isso’;

  • Primeiramente: é usado depois da introdução para dar sentido em ordem do que se tratará e não em início de texto, no mesmo sentido temos: num primeiro momento, antes de tudo, etc.;

  • Vejamos: é usado para explanar sobre algo mais minuciosamente;

  • É importante: para sabermos o que é importante ou não devemos saber o tema;

Com isso, podemos ter uma noção do que não fazer e do que fazer ao criarmos uma introdução ao texto dissertativo argumentativo.

Outros pontos importantes a se evitar na introdução, são: usar a primeira pessoa do discurso; escrever em parágrafos muito longos; sair do tema; usar as palavras do título para iniciar a introdução; e usar chavões.

Nesse momento do texto o mais importante é mostrar que o tema foi entendido e que saberá desenvolver, porém não o desenvolva no primeiro parágrafo, para que isso não ocorra muitas pessoas respondem à pergunta “Qual minha opinião sobre este assunto? ”, esse truque foi usado para o exemplo acima.

Últimas dicas na criação da introdução: lembre-se de ser sucinto e claro, não enrole e fuja do que é pedido, para uma boa introdução três linhas bastam e na introdução apenas afirme – não convença ninguém ainda, isso pertence ao desenvolvimento.

Agora que já sabe como fazer uma boa introdução, lembre-se da importância que ela tem ao corretor, podendo causar uma primeira boa impressão grandíssima, podendo te ajudar com o texto inteiro.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.