Como se preparar para o ENEM 2017?

Em novembro serão realizadas as avaliações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. A avaliação não é apenas para as instituições de ensino, afinal valem pontos importantes na hora de ingressar em uma universidade.

A prova, aplicada para todos os alunos que realizarem cadastro anteriormente, é composta por umas redação e questões de múltipla escolha nas quatro áreas de conhecimento. As áreas são as seguintes:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias

  • Ciências humanas e suas tecnologias

  • Ciências da natureza e suas tecnologias

  • Matemática e suas tecnologias

Com tantos assuntos e uma concorrência nacional pelas melhores notas, muitos alunos ficam um pouco perdidos na hora de iniciar a sua preparação. Parece muita coisa para pouco tempo, mas com uma boa organização será possível fazer o suficiente para realizar uma boa avaliação.

Confira a seguir cinco dicas de como se preparar para o ENEM 2017.

1. Consulte avaliações anteriores

A primeira etapa para quem não sabe por onde começar é consultar edições anteriores do exame. Não porque exista a possibilidade de perguntas repetidas, mas porque o modelo geralmente não sofre grandes alterações.

Uma dúvida muito comum é o modo de cobrança dos conteúdos. O ENEM gosta muito do contextualizar e trabalhar com a interpretação de texto em conjunto com as temáticas de cada área.

Ao rever as questões o aluno consegue entender mais ou menos como os conteúdos serão exigidos e pode se preparar para situações daquele determinado tipo.

2. Refazer provas anteriores

Outra boa opção é usar de provas anteriores e refazer algumas questões. Você não precisa refazer a prova inteira, mas selecionar algumas questões aleatórias ajuda muito na hora da preparação.

Como os gabaritos já foram divulgados, será possível fazer uma autocorreção e verificar como teria sido seu desempenho caso fosse para valer. Além disso, você ainda tem a possibilidade de avaliar o tempo que gasta para cada questão e, claro, o desgaste ao final da prova.

3. Planeje os estudos

Nada adiantará querer decorar todo conteúdo das matérias faltando um mês para a realização da prova. Decorar, aliás, é algo que não costuma funcionar para o ENEM. Você precisa entender a matéria para aplicá-la nas questões. A prova irá exigir isso.

Por isso, o ideal é planejar o estudo. Foque primeiro naquilo que tem mais facilidade. Isso tomará menos tempo e será mais produtivo. Não ignore, porém, outras disciplinas. Elas também estarão presentes e merecem atenção.

Uma boa ideia é programar o que estudar a cada dia e colocar metas. Você não precisa seguir esse planejamento 100% à risca, mas é um bom método para não se perder dentro de tanto conteúdo existente.

4. Escreva

Escrever é uma das melhores alternativas para memorizar um conteúdo. Use desse recurso na hora de estudar para o ENEM. Tópicos, desenhos, tudo que for ajudá-lo nesse processo de preparação deve ser utilizado. A diferença na hora de lembrar-se dos temas é incrível.

5. Descanse

Pode parecer besteira, mas não deixe de descansar e reservar espaços para atividades relaxantes. A mente precisa ter momentos de descanso para poder desempenhar bem a sua função. Vale lembrar, a prova é longa e sem estar devidamente repousado, você pode encarar problemas de desempenho.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.