ENEM 2017: inscrições acabam nesta sexta-feira

O segundo semestre é marcado por datas importantes para os alunos do ensino médio brasileiro. São várias as provas de faculdades que definem os inscritos do ano que vem e, junto com elas, vem a realização do ENEM – prova essa que vem se tornando cada vez mais importante nos últimos anos.

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente para medir o desempenho dos alunos do ensino médio brasileiro. Ele é aplicado sobre todos os alunos que se inscreverem e avalia sobre os mais diversos assuntos: ciências, matemática, português e todo restante do conteúdo trabalhado na escola.

Nos últimos anos essa avaliação ganhou ainda mais importância. Não são raras as universidades que usam a nota do ENEM como critério para aprovação dos seus novos integrantes. Com isso, fazer um bom ENEM passou a ser fundamental para qualquer aluno.

Como se inscrever no ENEM?

A inscrição é relativamente simples e fácil de fazer. O primeiro passo é acessar ao portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) através do seguinte caminho: http://enem.inep.gov.br/participante.

Após acessar, localize a área “Inscrições 2017” para ser redirecionado à área de inscrição do participante. Você precisará informar seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento inicialmente para seguir adiante.

Você deve ainda finalizar o cadastro no site com demais informações pessoas, entre elas nome completo, RG e algumas informações específicas como a língua estrangeira definida para a avaliação (inglês ou espanhol) e, o mais importante, o local onde deseja realizar a prova.

No final, o aluno receberá um boleto para pagamento da inscrição que, para 2017, terá valor total de R$ 82,00. Há uma política de isenção que o aluno poderá pedir caso atenda a alguns pré-requisitos específicos.

Qual o prazo de inscrição?

A abertura das inscrições iniciou-se no dia 8 de abril para todo Brasil. Bastava seguir os passos listados anteriormente para realizar o cadastro e garantir a primeira etapa do processo. Vale lembrar, a inscrição só estará finalizada após o pagamento do boleto que foi gerado.

O candidato deverá estar atento aos prazos finais para inscrição. Muitos alunos se esquecem disso e acabam sendo excluídos da prova por mero descuido. Por isso é preciso atenção

As inscrições finalizam na próxima sexta-feira (19). Se você ainda não realizou a sua, não perca mais tempo. Vale lembrar que o prazo final para pagamento do boleto é um pouco mais estendido, finalizando no próximo dia 24.

Próximos passos

Após finalizar a inscrição, bastará aguardar os próximos passos definidos pelo INEP antes da realização da prova. Haverá a divulgação das informações específicas para cada aluno que serão passadas através do cartão de confirmação em outubro (data ainda indefinida).

O acesso ao cartão de confirmação será feito justamente pela área do participante cujo acesso é definido na hora do cadastro, inclusive sobre o login e senha do candidato. Nessa área também estarão as notas posteriormente.

As provas serão realizadas em novembro. Elas serão realizadas em duas datas que foram agendadas inicialmente para os dias 5 e 12.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.