ENEM 2016 é adiado em 364 locais

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa sexta-feira (4) que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será adiado em 364 locais. Essa medida foi tomada devido às ocupações que tem ocorrido em escolas de todo o Brasil em decorrência dos protestos contra a reforma do ensino médio e à limitação de gastos na educação, através da PEC 241.

Essa decisão afetou mais de 240 mil candidatos que estavam se preparando para realizar as provas nos dias 5 e 6 de novembro e agora farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. Esses candidatos representam 2,79% do total de inscritos para a prova. Este número pode crescer mais ainda, pois escolas que forem ocupadas ao longo do dia de hoje, também devem ter o ENEM cancelado.

O Governo Federal está avisando os candidatos afetados por SMS. Você também pode verificar se foi afetado entrando no site do INEP (enem.inep.gov.br/participante.), acessando seu cartão de confirmação.

Os manifestantes ocupam escolas em 19 estados, totalizando em 139 cidades afetadas. Estados como São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas e Amapá não terão provas adiadas. Já Minas Gerais e Paraná são os estados com maior número de escolas ocupadas. O prazo estabelecido pelo MEC para a desocupação das escolas é até às 23h59 do dia de hoje. Caso a desocupação não ocorra, a prova será cancelada nesses locais.

faculdade enem

As ocupações estão sendo feitas por manifestantes que são contra a PEC 241, que limita os gastos do governo em relação à educação nos próximos 20 anos. Os manifestantes estão tentando pressionar o governo para que essa proposta não seja aprovada no Congresso Nacional. Os estudantes também são contra a Medida Provisória 746/2016, que prevê a reforma do ensino médio. Eles alegam que a reforma deve ser discutida amplamente antes de entrar em vigência como Medida Provisória.

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que os coordenadores responsáveis pelo local de prova do ENEM, poderão cancelar a prova se perceberem tumultos no local e que a segurança dos participantes pode estar comprometida, já esta medida foi tomada justamente para garantir a segurança de todos. A prova será realizada em dezembro em locais que não estejam afetados pelas invasões. Caso algum incidente ocorra no segundo dia de prova, no domingo, a presidente do INEP informou que esses candidatos também farão a prova somente em dezembro.

Para os participantes afetados, é importante trabalhar o psicológico neste período, manter o planejamento de estudos que já estavam fazendo e não se desmotivar até a nova data das provas. A presidente do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, Maria Inês Fini, garantiu que a prova que será realizada em dezembro não terá grau de dificuldade maior ou diferente em relação à prova que será realizada amanhã e domingo.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.