ENEM: 5 dicas para resolver as questões

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova extensa e possui 180 questões e mais uma redação, que precisam ser resolvidas em um total de 10 horas. Por esse motivo, fazer um planejamento para fazer a prova é essencial.

A prova, dividida em dois dias, começa no sábado com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São 45 questões de cada e 4 horas e meia de duração. No domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e também a redação. Nesse dia, a duração é de 5 horas e meia, também com 45 questões em cada prova.

Além disso, é importante saber que o ENEM utiliza a metodologia de avaliação TRI (Teoria de Resposta ao Item). Isso significa que será avaliado o grau de conhecimento com base nas respostas dadas e no grau de dificuldade das questões.

Mesmo sabendo disso tudo, também é importante saber de algumas dicas que podem te ajudar na hora de resolver a prova.

  1. Planeje o seu tempo:

Por ser uma prova longa, você precisa ter em mente que não pode perder muito tempo na resolução de uma questão. Elabore uma estratégia tendo em mente que você terá, em média, três minutos para resolver uma questão. Por isso, é importante analisar quanto tempo você levará para resolver a questão e assim você pode começar pelas mais rápidas e não perder muito tempo já no começo da prova.

  1. Priorize as questões mais fáceis:

No ENEM, uma das coisas que mais atrapalham é o candidato não ter tempo para responder questões que ele sabia. Além de começar a resolver as questões mais rápidas, garanta primeiro as questões que você já sabe. Depois disso, vá para as questões de média dificuldade e por último, as mais difíceis.

  1. Leia primeiro o enunciado:

Em questões acompanhadas por textos longos, comece primeiro lendo o enunciado e as alternativas. Algumas vezes, a resposta da questão já está no começo do texto e com isso, você não precisa perder muito tempo lendo todo o texto. Além disso, você evita a necessidade de reler o texto.

  1. Preste atenção em palavras chaves:

Outra coisa que pode acontecer também é você ler uma questão e não saber resolvê-la. Quando isso acontecer, tente pelo menos eliminar algumas das alternativas para aumentar sua chance de acertar a questão. Quando você realmente não sabe a resposta e precisa chutar, fique atento a algumas palavras chaves que podem te ajudar a “chutar melhor”. Alternativas com as palavras “nunca”, “sempre” ou variações, geralmente são falsas. Já as alternativas com as palavras “na grande maioria”, “algumas”, “poucos” e sinônimos, são a resposta correta.

  1. Mantenha a calma:

De nada adianta ter estudado o ano inteiro, todos os dias da semana se na hora da prova você não conseguir manter a calma. Isso é muito importante para que você consiga interpretar corretamente as questões. Se for preciso, tire 5 minutos para descansar, tomar água e controlar melhor sua respiração. Você ficará mais relaxado, calmo e conseguirá ter mais clareza na hora de resolver a prova.

comments

Gostou de Nossos Artigos? Então está esperando o quê !!! Inscreva-se Agora Mesmo e Receba no seu E-mail.

Guibson Oliveira Krause

Guibson Oliveira Krause

Olá amigos(as) estudantes, meu nome e Guibson Krause nascido em 18/01/1998, decidi criar este blog para ajudar pessoas que assim como eu estão interessados a fazer o Enem, e como todos nós sabemos que encontrar um bom material de estudo não e nada fácil, então eu tomei a iniciativa de criar este blog para dividir conhecimentos com vocês, meus artigos são escritos por redatores altamente qualificados para ajudar cada vez mais a você ingressar em uma boa faculdade. Bom estudo pra nós!!!! Divulguem esse blog nas redes sociais e faça a diferença no meio social. http://conteudoenematualizado.com.br

Website: http://conteudoenematualizado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.